Regulamentos

 

Regulamento Pedagógico

  1. O Curso Geral (área A, que é obrigatória) engloba as disciplinas de Educação Musical e Auditiva, Harmonia, Canto Litúrgico e Canto Coral. Será ministrado aos sábados à tarde, das 14:30 às 18:00 horas, ao longo de 4 anos, num total de 120 dias de aulas, pelo menos (30 dias/ano). O aluno que não tiver frequência de, pelo menos, dois terços do número total de aulas, ficará excluído por faltas no respectivo ano.

2. Os alunos devem frequentar todas as aulas respeitantes ao seu ano curricular, salvo dispensa justificada e reconhecida pela Direcção da Escola.

3. O calendário escolar da Área A encontra-se no final do Anuário.

4. A área B1 refere-se às aulas individuais de piano/órgão, de meia hora semanal. É para voluntários, desde que façam prova de possuir instrumento próprio e capaz para o estudo individual.

5. A área B2 diz respeito às aulas de viola. As aulas desta área são dadas em grupos de não mais de 6 alunos, com a duração igual às da área A, em princípio, e em horário a combinar. É uma classe facultativa.

6. A área C (também facultativa) é uma classe individual de Canto, de meia hora, em horário a combinar de acordo com a disponibilidade de professor e aluno.

7. Os alunos devem participar em todas as acções formativas e de interesse escolar ou eclesial organizadas pela Escola. Os alunos das classes de instrumento devem participar nas audições programadas, salvo dispensa justificada.

8. No último sábado, antes das férias de Natal, haverá uma celebração das Vésperas de Nossa Senhora ou outra, segundo a oportunidade.

9. Os trabalhos escolares escritos, deverão ser entregues na data acordada entre professores e alunos. A quem não cumprir será marcada falta (T) em todas as disciplinas até ao dia em que forem entregues.

10. Aproveitamento escolar. Recomenda-se aos alunos a maior assiduidade possível a todas as aulas previstas no Calendário. Como condição mínima para aproveitamento exige-se a cada aluno uma participação efectiva em 25 dias de aulas, pelo menos. Quem não tiver esse mínimo de presenças perderá o ano por faltas. As faltas devem ser justificadas em impresso próprio. No final de cada ano os alunos serão submetidos a uma prova de avaliação. O resultado final será comunicado a cada um/a e ao respectivo Pároco ou Superior da Comunidade a que pertence.

11. Na área B, quem faltar 3 vezes seguidas sem avisar a Escola, será afastado para sempre dessa área, devendo pagar, na proporção, o correspondente às aulas do mês.

12. O aluno que não puder vir à aula de piano/órgão deverá, a tempo, avisar o professor dessa impossibilidade.

 

Regulamento Administrativo

Área A

1. Os alunos (ou Paróquias) contribuem para a manutenção dos serviços da Escola, no acto da entrega da ficha de inscrição, com a taxa nela indicada e, mensalmente (contam-se 8 meses), com a propina que for estabelecida.

2. As prestações serão pagas nos 2 primeiros dias lectivos do mês a que respeitam. A última prestação será paga no mês de Abril.


Área B1

3. Para os alunos inscritos nestas áreas a prestação mensal, a que se referem os números 1 e 2, é acrescida de uma taxa única (manutenção dos órgãos) e uma propina que depende do valor da gratificação a dar aos professores.


Área B2

4. Como nas áreas anteriores, os inscritos na classe de viola terão a propina mensal acrescida de um valor que, em princípio, depende do número de alunos que a frequentam.

5. O valor da propina da Área C é semelhante ao da Área B1.


Renovação / Anulação de Matrícula

6. Terminado o ano escolar, os alunos deverão renovar a sua matrícula. Será feita dentro do prazo estabelecido para a inscrição dos novos candidatos. Fora desse prazo a taxa de renovação sofrerá um agravamento de cerca de 25%.

7. A anulação de matrícula (ou desistência), em qualquer área, será feita por escrito, em impresso próprio, e entregue na Secretaria 15 dias antes de abandonar a Escola.


Depois do curso geral

Os finalistas deste Curso poderão continuar a participar nas actividades da EDMS inscrevendo-se:

8. No Coro GLORIA-LAUS (quando este vier a formar-se), desde que tenham obtido no final do Curso Geral a qualificação de bom aproveitamento, pelo menos, e se comprometam a uma frequência regular.

9. Na classe de piano/órgão, contribuindo com uma propina mensal oportunamente indicada.

10. Ou no Coro e na classe de piano/órgão.

11. Os horários serão estabelecidos de comum acordo.

12. O regime de pagamento de propinas será estudado, segundo os casos, e aplicado de harmonia com o n.º 2 do Regulamento Administrativo.

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